linguistic relativity principle, or the Sapir-Whorf hypothesis

0 Pérolas
Ah sábado à noite, passar a noite com os meus pares... a Wikipedia claro ! hoje descobri que há uma teoria que diz que a linguagem que a pessoa fala influencia a sua maneira de pensar, e acrescentanto um ponto à teoria, talvez até a sua neurofisionomia !!! A isto chama-se a Hipótese de Sapir-Whorf.

Dimished reality

0 Pérolas

Técnica para remover objectos de video em 40ms. Só deve funcionar se houver um padrão "seamless"/continuo à volta.

Inside Job, o filme sobre a crise económica 2008

0 Pérolas
http://www.sonyclassics.com/insidejob/site/

Um filme da sony, com o Matt Damon...
Eu tenho uma teoria. A teoria é que este pessoal quer "limpar" todas as dúvidas(mas não as dividas) que possam existir que isto das crises tenha sido mais maquiavélico que o que se possa imaginar. Como tal mostram um cenário com gente má e feia a fazer maldades, mas não mostram a "big picture" do que está mesmo a acontecer.

Ou seja mostram que umas agências financeiras andaram a vender CDO(promessas de pagamento de casas subprime) e CDS(seguros contra falências) que levaram nações, inclusive a Europa à falência. Mas mostram estes casos como se fossem uma inevitabilidade do sistema capitalista (a trafulha).

Mas a realidade pode ser outra: por ex. os velhinhos do antigamente não quererem largar os tronos, mesmo sabendo a máxima do Marx: que o sistema capitalista iria desenvolver os robots que permitiriam à sociedade ter bens de consumo em abundância e poder-se tornar mais hedonista, e assim os velhinhos ficariam com um pior standard de vida. Então a forma de os velhinhos continuarem a "reinar" é mandar à falência o mundo inteiro. E esta eihm ?

terror-alerts-vs-elections

0 Pérolas
terror-alerts-vs-elections.

Stefano Mancuso: The roots of plant intelligence

0 Pérolas


http://www.linv.org

Gostei do video, sobre uma possivel inteligência das plantas. Realmente as plantas são geniais, na forma como ocupam o seu espaço no mundo, sejam elas
1) grandes adaptações estéticas para a recepção de insectos, ex: as orquideas que emitam abelhas fêmeas para as abelhas macho as polinizarem
2) emitir os aromas de acucares como algumas plantas carnivoras.
3) constituir redes gigantes de raizes (sequoias ?). Para quê estas redes gigantes ? partilha de nutrientes ? expansão territorial ?

O que é misterioso para mim é o processo de evolução desta bicharada. Como é que elas sabem quais são as modificações que são mais vantajosas para si ? têm sensores limitados (luz,humidade,nutrientes,toque) mas não podem ver. Por exemplo uma venus fly trap que é uma perfeição absoluta na captura de insectos, será que a planta foi evoluindo acidentalmente até aquele ponto, ou algures no tempo os seus ancestores "decidiram" que desejavam ter caracteristicas especificas.

Outra coisa é a mimica. Como a planta sabe que tem que se parecer com X para ter mais hipoteses de sobreviver a Y ? isto implica que a planta sabe a relação entre X e Y certo ? e como é que se modifica para alcançar essa aparência ?

Ok, então as questões que ficam :

1) podem as plantas ter uma propriocepção (sentirem o seu estado) e uma actuação consciente sobre esse estado/aparência ?

2) como é que elas sabem como é o aspecto + cheiro de uma abelha ?

Obrigado á Filipa pela discussão e por me apresentar as orquideas abelha.