Stefano Mancuso: The roots of plant intelligence



http://www.linv.org

Gostei do video, sobre uma possivel inteligência das plantas. Realmente as plantas são geniais, na forma como ocupam o seu espaço no mundo, sejam elas
1) grandes adaptações estéticas para a recepção de insectos, ex: as orquideas que emitam abelhas fêmeas para as abelhas macho as polinizarem
2) emitir os aromas de acucares como algumas plantas carnivoras.
3) constituir redes gigantes de raizes (sequoias ?). Para quê estas redes gigantes ? partilha de nutrientes ? expansão territorial ?

O que é misterioso para mim é o processo de evolução desta bicharada. Como é que elas sabem quais são as modificações que são mais vantajosas para si ? têm sensores limitados (luz,humidade,nutrientes,toque) mas não podem ver. Por exemplo uma venus fly trap que é uma perfeição absoluta na captura de insectos, será que a planta foi evoluindo acidentalmente até aquele ponto, ou algures no tempo os seus ancestores "decidiram" que desejavam ter caracteristicas especificas.

Outra coisa é a mimica. Como a planta sabe que tem que se parecer com X para ter mais hipoteses de sobreviver a Y ? isto implica que a planta sabe a relação entre X e Y certo ? e como é que se modifica para alcançar essa aparência ?

Ok, então as questões que ficam :

1) podem as plantas ter uma propriocepção (sentirem o seu estado) e uma actuação consciente sobre esse estado/aparência ?

2) como é que elas sabem como é o aspecto + cheiro de uma abelha ?

Obrigado á Filipa pela discussão e por me apresentar as orquideas abelha.

0 Pérolas :: Stefano Mancuso: The roots of plant intelligence