Veredicto do Pirate Bay e DRM

0 Pérolas
Esta sexta-feira saiu o veredicto do julgamento do site Pirate Bay sobre a acusação de facilitação a actos de violação copyright, em outras palavras foram acusados de ter links para conteudos que nem eles próprios alojam, que é o mesmo que qualquer motor de busca (ex: google) faz !
Cada um dos quatro gestores do site fica com um ano de prisão e 1 milhão de €, sentença da qual eles vão recorrer.

A minha opinião sobre a lei da protecção dos direitos de autor é que não se deve tentar aplicar leis sobre algo que nos torna a todos criminosos, e muito menos fazer de alguns icons da revolução da propriedade intelectual bodes espiatórios, pois esse tipo de mentalidade é algo retrógrado, não é por nos andarem a crucificar os idolos que as coisas mudam, pelo menos não para algo melhor, este tipo de decisão só mostra como o sistema judicial e legislativo são um falhanço a compreeder as realidades actuais e se deixam iludir e corromper por poderosas corporações.

Agora para a segunda parte do tópico, os Digital Right Management (DRM) que são métodos de software ou hardware que inviabilizam a cópia não autorizada de conteúdos digitais. Sou a favor dos DRM. Porquê ? porque mantêm a guerra do copyright no campo da tecnologia e não a transpoem para algo que não existe, para o plano legislativo. Se não conseguem copiar a musica não a pirateiam, logo não há crime. Se eu pudesse com um duplicator do star trek clonar um computador portátil qual era o problema ? não gastava nada, e ainda poupava recursos da natureza. Por falar em natureza, se Deus não quisesse que partilhássemos o seu trabalho só havia o Adão e a Eva, em formato Barbie(assexuados); os frutos não teriam sementes; teriamos de pagar só de olhar para as estrelas ou as nuvens, e arco-iris nem vêlos! só haveria lendas de pessoal aprisionado no limbo por ter olhado para algo no céu !

Tal como qualquer feirante, os distribuidores têm todo o direito de pedir o que quiserem pela propriedade intelectual que NÃO criaram mas ajudam a distribuir. Não acho justo (de justiça) que sejamos todos criminosos porque eles não conseguem proteger essas criações (que nem são recursos limitados fisicamente, são digitais !).
A disputa da legalidade da cópia não autorizada deve ser resolvida no plano tecnológico, e não no plano judicial, pois no plano tecnológico ela é muito simples de resolver e no plano judicial ela é simplesmente impossivel, e ainda mais um embarasso para o próprio sistema e todos nós cidadãos. Segundo a lei somos todos criminosos inclusive os deputados/juizes, e suas familias, por actos que podem ser cometidos mesmo sem intenção ! A lei da cópia introduz um "pensar crime" a que não devemos ser alvo.
A invenção de leis leva à criação de policias especializadas em crimes de contrafacção que fazem uso de dinheiros públicos na protecção de propriedades de corporações para lucro das mesmas e penalização do povo. Pagamos para nos andarem a vigiar e julgar em nomes de MAFIAS e CARTEIS.

Para quem está a pensar "ah e tal isso é problema teu ó nerd", vou-lhes só dar um exemplo trivial. No vosso próximo aniversário não podem cantar o "parabéns a você". Quer dizer poder podem, mas têm que pagar royalties à Summy Company que detem os direitos da canção e não a quer cantada em público.

A melodia de Parabéns pra você tem origem na canção Good Morning to All[1] (Bom Dia a Todos) de Preston Ware Orem publicada em 1893 e oficialmente registrada em 1935 pela Summy Company, empresa para a qual Orem compôs a canção. Por causa disso, hoje há uma certa polêmica sobre o copyright e direitos sobre a execução da canção. A Summy Company exige que royalties sejam pagos quando a canção Parabéns para você for executada ao público.[2]

E perguntam vocês o que podemos fazer para mudar isso ?
- piratear como se não houvesse amanhã -- porque o thepiratebay pode acabar para a semana e ainda não tens a série completa do house, lost, twilight zone, aquela distribuição de linux, os trabalhos completos de Fernando Pessoa, ou outra qualquer coisa digital, pelo menos mete esses torrents na queue antes que seja tarde demais !
- votar liberal de preferência num partido pirata ou que promova a livre troca de propriedade intelectual
- contribuir para encher a internet de conteúdos de dominio público
- não comprar propriedade intelectual de empresas que endorsem leis para constrangir a nossa liberdade

edit:

o pirate bay acrescentaram algumas sugestões aqui:


If you really want to help out, here is a list:
* Seed those torrents a little bit more than you usually do!
* Buy a t-shirt and show the world where your sympathy is.
* If you live in Europe, vote in the election for the EU parliament in June.
* Continue to build the internets! Start more bittorrent sites, blog more, start your own lobby group, create, remix, mash up and continue to grow more heads on this amazing hydra that we know as the internets!
* Do not be afraid of using the network. Invite your friends to this and other file sharing systems. Calm people down if they're upset. We need to stay united.