Inside Job, o filme sobre a crise económica 2008

http://www.sonyclassics.com/insidejob/site/

Um filme da sony, com o Matt Damon...
Eu tenho uma teoria. A teoria é que este pessoal quer "limpar" todas as dúvidas(mas não as dividas) que possam existir que isto das crises tenha sido mais maquiavélico que o que se possa imaginar. Como tal mostram um cenário com gente má e feia a fazer maldades, mas não mostram a "big picture" do que está mesmo a acontecer.

Ou seja mostram que umas agências financeiras andaram a vender CDO(promessas de pagamento de casas subprime) e CDS(seguros contra falências) que levaram nações, inclusive a Europa à falência. Mas mostram estes casos como se fossem uma inevitabilidade do sistema capitalista (a trafulha).

Mas a realidade pode ser outra: por ex. os velhinhos do antigamente não quererem largar os tronos, mesmo sabendo a máxima do Marx: que o sistema capitalista iria desenvolver os robots que permitiriam à sociedade ter bens de consumo em abundância e poder-se tornar mais hedonista, e assim os velhinhos ficariam com um pior standard de vida. Então a forma de os velhinhos continuarem a "reinar" é mandar à falência o mundo inteiro. E esta eihm ?

0 Pérolas :: Inside Job, o filme sobre a crise económica 2008