Mangos !

2 Pérolas
Oi pessoal, para os seguidores dos meus posts sabem que eu em Maio dediquei-me ás frutas, neste ano foram as tropicais, entre elas as manguiferas indicas. Aqui vai uma foto reportagem do estado das minhas árvores.

Na imagem abaixo pode-se ver um mango com flor, se tivesse feito um zoom poderia-se ver pequenas florzinhas e umas bolinhas que seriam as mangas. A foto foi tirada á 2 semanas e a àrvore não deve ter podido ter os frutos pois os ramos de suporte das flores secaram.


Na imagem abaixo pode-se ver um mango com algumas semanas, nascido de semente, através do processo descrito no blog um amador da natureza. A diferença no modo de suporte foi que meti uma esponja lava loiça a suportar o caroço, dentro de uma caixa de gelado com água, o que tem a vantagem de a água demorar menos tempo a evaporar, providenciar alguma altura para o caroço crescer e ainda poder-se fechar para evitar que insectos vão lá espreitar.



Esta manguifera/mangueira está no estado de desenvolvimento de novas folhas, parecem uma configuração de estrelas. Tem uma rede à volta para proteger das rajadas de vento, apesar da árvore estar no meio de duas figueiras enormes.


As árvores grandes são Tommy-Atkins uma variedade muito popula nos hiper-mercados devido ao seu longo prazo de validade e resistência a pragas, são docinhas e com mt polpa, além da cor vermelha que agrada mt à vista.
A pequenita é da variedade Kent, que sabe mais a pêssego e os frutos são verdes como já mostrei aqui num post.

Metagovernment Participation Camp 2009-

0 Pérolas
Começa dia 28 e 29 de Junho o Participation Camp, que é uma conferência para promover o meta-government.
Tem tb sessões virtuais onde se pode participar via Skype.

Eu tenho algumas questões para colocar para testar a robustez deste movimento:

Como é que é possivel num governo de maioria, que a classe maioritária não subverta a classe minoritária e os subjugue de forma a trabalharem para a maioritária ?

Como é que é possivel que os media(internet + tv + etc) não subvertam as classes desinformadas com informação errónea de forma a dar o voto a alguém com uma agenda que realmente não interesse ?

Como é possivel assegurar a veracidade de eventos e de informação ? eventos ( e.g. terroristas) podem ser criados de forma a mostrar a necessidade de um governo, ou de um arbitriador. Como saberemos o que é real e o que não é ?

Será possivel a vitória da eficiência, liberdade e soluções reais em vez da demagogia ou mesmo da eloquência ( vitória do bom orador ) que vence por ser o "querido das avozinhas" ?

Quem será o guardador do capial ? os bancos ? com o poder de decidir onde serão feitos os investimentos ou quem tem ou não direito a um tecto e a seguros de saude não serão eles então os verdadeiros governantes ?

No caso de terem que ser feitas opções que não agradem a uma minoria ou mesmo que tenha consequências graves para essa minoria como procederiam ? Seriam capazes de decretar guerras ? e declarar paz e desmantelar exércitos ? querem essa responsabilidade ?
Como seriam mantidas relações com policia secreta ? seriam feitas por representadores ?

No caso de gestão de recursos limitados, como seriam estes geridos ? a quem pagar mais ? a estrangeiros que podem criar e avaliar a sua moeda ao preço que quiserem ?

No caso de algumas medidas de meta-governo não resultarem como saberão que é tempo de parar e que o caminho escolhido foi o errado ? não precisarão de um bode espiatório para culpar ? haverá interessados em argumentar até à exaustão com exércitos de profissionais pagos por interesses privados para provar que um argumento/escolha é fraco ?

Se houver duas hierarquias, uma de decisão e outra de sugestão de medidas, será a de decisão constituida de cidadãos anónimos ou de conhecimento público ? ambos poderão ser susceptiveis a corrupção.

Se o meio de voto/sugestões é electrónico, Internet, ou outro meio, como é possivel que seja possivel assegurar a legitimidade dos dados e o acesso a todos sem terem que se deslocar muito ou sem terem que adquirir tecnologia ? Os governantes não serão as companhias de telecomunicações que podem alterar os dados ?

E vocês ? Porque é que acham que o governo pelo povo nunca iria funcionar ? Editem abaixo se tiverem sinal no cantinho da boca, senão rementam-se aos comentários.