Visita a Tamera

0 Pérolas
Um destes fds fui a Tamera. Aqui vai o meu relato.

Cheguei lá cedinho perto das 10 ainda tava pessoal a se levantar e tomar pequenos almoços
fruta, café ou chás. Fui recebida por uma rapariga alemã com arbustos debaixo dos braços como manda a ecologia, mt simpática.

Têm lá bué albufeiras e o pessoal ia lá mergulhar para refrescar, andavam namorados sentados á sombra por aqui e por ali, alguns deles com os filhotes.

Têm algumas casas feitas de palha, incluindo um pavilhão com telhado de terra com variedades de plantas locais, mt fresquinho esse pavilhão e nem se reparava que era feito de palha,
tinha grandes traves mestras de madeira a suportar o tecto.

Falaram da comunidade, cada grupo tem "tarefas", recupera-se roupas, fazem-se experiências de energia solar, têm fornos solares poderozissimos daqueles que reflectem para dentro de casa e
numa casa tavam senhoras a fazer bolinhos e panquecas deliciosos.

Em termos de conictividade têm uma rede de fibra optica interna e 2x linhas adsl para 160 pessoas permanentes, principalmente utilizadores de skype :)

Vão lá montes de famosos dar workshops são consultores de design do projecto. Gurus da permacultura, e da paz.

O pessoal lá estuda Paz...
Eu fiquei sem perceber concretamente o que era estudar Paz, mas acho que o objectivo é mesmo não ser algo concreto e assim cada um faz o que quer, pinta, lê, estuda conflitos, budismo, toca musica, faz ciência, projectos solares, permacultura... acho que isso deve ser paz, pelos vistos é obter a paz interior para passar essa paz cá para fora, o lema deles é a máxima do Gandhi, "Be the Change", então acho que confirma essa ideia de Paz.

Hora de almoço, tocou um sino, fez-se uma fila no bar, serviram a refeição vegan, foi um self service, tinha alguma variedade, tava tudo mt bem confecionado e gostei e repeti, pq da 1ª vez servi-me modestamente.

A parte da tarde foi a parte da tecnologia explicado por um colega de naturalidade Alemã que veio para portugal com 1 ano e por isso tem coração portugues, tem 29 anos, fez 12º em Lagos e tentou fazer Eng elec e electronica em Faro na Penha, mt energético e cheio de iniciativa.

Fomos ver os fornos solares enormes, com espelhos reflectores, que era ajustados mecanicamente, e que a ideia ainda não realizada é ser ajustada como a corda de um relógio, que vai mudando conforme as horas.

Depois fomos ver os motores de Sterling. Os motores de Sterling convertem energia solar em pressão de ar, que faz uma ? turbina ? andar á volta e gerar força para propulcionar por exemplo uma mó, uma bomba de água... qq coisa desse tipo.

Depois pq a estufa solar ainda não está operacional, fomos para a "escolinha" da oficina de mecânica onde há uns matrecos e bancos tirados de diferentes autocarros e carrinhas e um quadro de giz e explicaram-nos outras tecnologias que eles tão a experimentar:

- A estufa solar é espectacular, é uma cobertura de estufa, com espelhos de fresnel, concentradores, que focam a energia solar em tubos ... estes tubos têm óleo lá dentro e usam o excesso de calor para guardar energia que pode ser usada para aquecimento de noite, gerar energia para motor sterling ou cozinhas depois têm tb uma chaminé com um design particular que captura a evaporação de água, de forma a não perderem água.

- Depois falou de outro assunto que é a combustão de oxigénio, o ar normal tem 80% azoto por um motivo simples, dificultar a combustão. Podemos usar o O2, usando uns filtros dos hospitais que deixam passar oxigénio, conseguem ter maiores concentrações de O2... e o O2 arde com mt facilidade então conseguem fazer combustão de matéria orgânica tipo mato com grande facilidade
isto para fazer mais motores de combustão.

E prontos foi isto, votos de sucesso para Tamera !

Santogold

0 Pérolas
Ah, sons novos! Oiçam isto. Isto é bom.

Sócrates contra Sócrates

0 Pérolas

Hoje acidentalmente ouvi o discurso do PM e achei tb este video no abrupto que está altamente irónico como resposta à entrevista dele.

British Airways pede aos colaboradores que trabalhem de graça

3 Pérolas
Incrivel esta noticia, é mesmo um sinal dos tempos. Vou passar a transcrever:


"A companhia aérea britânica está a pedir a mais de 30 mil colaboradores que trabalhem de graça durante um período não superior a um mês. Esta medida faz parte do "plano de sobrevivência" da empresa.

O apelo, lançado por email, pede a mais de 30 mil colaboradores da BA no Reino Unidos que, voluntariamente, abdiquem do seu salário durante um período entre uma semana a um mês, noticia a BBC. Os colaboradores podem ainda optar por não trabalhar mas durante esses período não têm direito ao seu salário.

O CEO da empresa, Willie Walsh, já afirmou que vai abdicar do seu salário de Julho, no valor de 61 mil libras.

A BA enfrenta graves dificuldades financeiras e esta medida faz parte de um plano de sobrevivência. No mês passado, a companhia britânica anunciou um prejuízo anual de 401 milhões de libras.

No mês passado, a companhia fez um apelo semelhante. Na altura, a companhia pedia aos colaboradores que trabalhassem de graça durante um mês.

Desta vez, o período de tempo varia entre uma semana a um mês. Com esta alteração, a companhia espera conseguir a adesão de mais colaboradores. No mês passado, apenas mil colaboradores responderam ao apelo da empresa."


Via jornal de negocios.

CDP @ Berlengas

3 Pérolas
Depois de muitas tentativas falhadas consegui(mos) fazer uma das aventuras que ambicionava realizar há imenso tempo - ir até às Berlengas de kayak.


Para quem não conhece, as Berlengas ficam a 15 km de Peniche e são uma das principais reservas naturais do nosso país. Do muito que significou para mim esta experiencia posso resumir em alguns pontos fortes/fracos:

Gostei de...
- O desafio de fazer 15km em mar aberto, passar pelo Cabo Carvoeiro e pelos vagalhões de 4m..
- A cova do sonho, o furado grande, o forte de s. joão batista, a vida marinha, inesquecivel..
- O lado selvagem da ilha, a vida natural, a paisagem e a beleza de todo o conjunto..
- Dormir embalado pela cacofonia das gaivotas e cagarras :)

Não gostei de...
- As acessibilidades são péssimas. Bem sei que é um parque natural e um rochedo no meio do mar, mas os caminhos sobre o mar deviam estar protegidos, as rampas de acesso ao parque também, etc..
- Parque de campismo com socalcos mal organizados, que obrigam os campistas a fazer slalom por entre as tendas.
- Apenas uns balneáreos a 150/200m da zona de campismo. Um convite a voces sabem o quê.