Como os cidadãos podem mudar/propor leis na Europa

Uma coisa boa do tratado de Lisboa (eu votava não ao tratado, pq juntinhos e tal mas cada um manda na sua casa) é que os cidadãos têm o direito de propor iniciativas, vulgo alterar ou propor novas leis, para tal é preciso juntar 1 Milhão de assinaturas, o que segundo a página corresponde a 0.26% dos cidadãos da união europeia.

O sistema tá falhado á partida pq é mt dificil disseminar propostas de lei a partir do nosso sofá (seria preciso um sistema tipo digg.com para leis) , mas para além de alterações de leis de copyright para produtos farmaceuticos e tudo o mais lembrei-me da lei que chamaria : Happy-eco-meal que viria proibir a venda de brinquedos/grátis com pilhas incluidas em tudo o que é extra, ou seja qd a criancinha levasse por exemplo uma refeição com um brinquedo, este brinquedo de forma alguma poderia trazer uma pilha ou outra forma de energia que dito de forma simples: polui o ambiente.

A versão 2.0 da lei, a propor caso a 1ª fosse aprovada, chamar-se-ia kinder-surpresa-virtual e viria proibir a distribuição de brinquedos extra na embalagem de um comestivel, pois estes usam um recurso limitado (petroleo). A parte de surpresa virtual pq podiam sempre disponibilizar o brinquendo virtual online... os putos brincam só 5 minutos com esse lixo (sim lixo, polui logo é lixo) de qq maneira.

P.S.: Estas ideias para leis ocorreram-me pq na busca por uma refeição fast-food ultra-economica, ao pedir um happy meal não me podem descontar o preço do brinquedo se eu o dispensar :)

http://youthweek.eu/european_citizen-initiative_en.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Initiative
http://www.sign4eci.org/en/signatures/
http://en.wikipedia.org/wiki/Petition

0 Pérolas :: Como os cidadãos podem mudar/propor leis na Europa