Descobri o CHDK que é uma espécie de firmware que é carregado do cartão de memória e adiciona novas funcionalidades á camera, tais como melhores compressões de video, detecção de movimento, capacidades de programar a câmera em uBasic, novos valores limites para tempos de disparo e exposição, gravar imagens em modo raw, e muito mais.
Há dois sets de firmwares interessantes, o allbest (generalista) e o stereodata maker.
StereoData maker é útil na sincronização de várias cameras para obtenção de imagens em stereo. Inclui muitas das features disponiveis nos outros pacotes.
O resto do post contém links para software e técnicas que descobri para usar com estas novas habilidades da minha câmera.
Software:
- PFScalibration provides an implementation of the Robertson et al. 2003 method for the photometric calibration of cameras and for the recovery of high dynamic range (HDR) images from the set of low dynamic range (LDR) exposures.
- qtpfsgui is an open source graphical user interface application that aims to provide a workflow for HDR imaging.
Técnicas:
- Timed Controlled Bracketing para fazer acquisição temporizada de n imagens a diferentes exposições, que é útil para adquirir fotos para mais tarde gerar uma imagem HDR.
- Cábula para fotografia HDR numa canon a640.
- Unlimited Depth of field para manter todos os elementos focados, especialmente em macro.
- High Speed shutter + motion detection + flash sync para capturar gotas e outros elementos mt rápidos, tal como relâmpagos.
- Mosaico HDR
Eu nao tenho "a tua camara" mas este post parece-me uma perola.
Isto quer dizer que vamos ter "novos filmes privados" para breve?
Evaristo
28 de abril de 2008 às 12:41LOL ... isso era o Sr. arquitecto pah... ;)
Ana Malhoa
28 de abril de 2008 às 18:12