Workshop de micologia

Fui recentemente a uma apresentação/workshop/lanche de micologia. Uma viagem ao estranho mundo desses seres parasitários que são os fungos, mais exactamente os cogumelos. Foi mt interessante e vou aqui partilhar alguns conhecimentos adquiridos.

Na apresentação que durou perto de 1h:30, falaram sobre tudo um pouco, sobretudo os cuidados na apanha dos cogumelos. Disseram que não há forma garantida de distinguir os cogumelos venenosos, mas pela descrição deles pareceu-me que há algumas técnicas de sabedoria popular que combinadas ajudam a denunciar um cogumelo venenoso:

1) ao contacto com dente de alho o dente de alho muda de cor.
2) pode-se trincar os cogumelos antes e cuspir. Se estes tiverem um sabor e odor desagradáveis não prestam (DUHHH) .
3) se tiverem um anel/aureola a meio do "tronco" devem ser seguros. São cogumelos "angelicais".
4) se mudarem de cor ao toque podem ser toxicos.
5) se crescerem nas árvores n prestam.
6) se forem atacados por larvas/insectos sao seguros.
7) se estiverem á venda no supermercado são seguros ... e mesmo assim é melhor levarem um exemplar para comparação com o do campo :).
8) se quiserem levar isto a sério há um livro com "hongos" na capa q eles mostraram que disseram que era a biblia da apanha.

Há tb cogumelos que são tóxicos se forem ingeridos mais que uma certa dose. E há alguns que deixam de ser tóxicos se forem "branqueados" (fervidos durante 10 minutos). E outros que em idades avançadas ficam tóxicos. E nunca apanhar de uma beira de estrada, pois estes acumulam poluição. Qd apanhados devem ser colocados numa cestinha de verga, tal como aquela que o capuchinho vermelho usava, de forma a eles deixarem cair os esporos na floresta.

Fiquei a saber que há cogumelos que chegam a valer 250€ /Kg em certos restaurantes da cuisine françesa e italiana.

Depois da apresentação veio o workshop onde os fãs da micologia aproveitaram para trocar estórias da apanha dos cogumelos. Eles (só homens) parecem tirados do mundo da fantasia ( onde representam os curandeiros herbalários ) e colocados na nossa época tecnológica. Os seus números contam-se pelos dedos das duas mãos.

O workshop foi fixe pq deu para sentir os cheiros, toques e aspectos de alguns cogumelos aqui da região. E há tantos ! Surpreendeu-me mt saber que havia amunitas muscarias cá e tb alguns cogumelos em extinção.

Depois o lanche que foi mais um jantar para as menos timidas como eu que se fartaram de degustar os croquetes, pizzas, rissois e quiches, pates, etc. Tudo preparado pelo staff de restaurante local que sempre que algum prato se ameaçava esgotar eles imediatamente repunham o conteudo, e para beber umas garrafinhas de vinho Borba. Refeição foi fixe, mas quanto aos sabores dos cogumelos não achei nada de especial, que seria de esperar de uma confecção por especialistas daquele mundo.



1 Pérolas :: Workshop de micologia

  1. Basicamente, foste coçar a micose para outro sitio.
    E já agora, há forma garantida de saber se os cogumelos sao venenosos ou nao. Levam o cao com voces ou entao a sogra.
    Desde quando é que sabes como era o cesto da capuchinho vermelho? Por acaso era ela que andava a traficar os cogumelos á Alice?