Coworking

Recentemente vi na tv uma reportagem sobre co-working. O coworking segundo a wikipedia em PT é:

Coworking é uma tendência mundial para um novo padrão de trabalho.

Os profissionais autônomos, quem trabalha em casa e quem viaja muito a trabalho sofrem de um mal comum: o isolamento. Coworking é união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de idéias e experiências.

Grande parte dos espaços de coworking foram fundados por empreendedores "nômades" de tecnologia, que buscavam locais de trabalho alternativos aos cafés e às suas próprias casas.

Incubadoras de startups, centros de negócios ou escritórios virtuais não se encaixam no modelo de coworking, pois lhes faltam os principais aspectos: o social, o colaborativo e o informal. As práticas de conduta do coworking fazem com que ele se aproxime mais ao modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade.


O que acho + positivo é mesmo a parte do combibio com o pessoal, visto que os profissionais liberais tendem a viver isoladamente e isso não é bom para as pessoas normais, quanto mais para cantoras talentosas de signo Leão.

Alguns links interessantes sobre coworking :


  • coworking.pbworks.com é um wiki com montes de recursos e experiências vividas.

  • coworklisboa mostra a planta de um espaço de co-working e o plano de preços.

  • XDA é um atelier de design interactivo em Coimbra com alguns projectos já realizados. Não é bem um espaço de co-working tradicional com secretárias, é mais como uma oficina mecânica-electrónica-informática-estúdio.

  • coworkpicoas gostei do aspecto limpinho, obviamente são designers web 2.0 que usam macs; acho isso por causa do fundo côr de aço baço .

  • E last but not least o gangplankhq que até tem o seu próprio manifesto que passo a copiar na integra para + tarde recordar.


Manifesto

We are a group of connected individuals and small businesses creating an economy of innovation and creativity in the Valley. We envision a new economic engine comprised of collaboration and community, in contrast to the silos and secrecy left by the dependence on tourism and land development.

We have the talent. We just need to work together. Different environments need to overlap, to connect and to interact in order to transform our culture. In order to create a sustainable community based on trust, we value:

* collaboration over competition
* community over agendas
* participation over observation
* doing over saying
* friendship over formality
* boldness over assurance
* learning over expertise
* people over personalities

This new economy cannot thrive without engaging the larger business, creative, entrepreneurial, governmental, and technical communities together.

We believe that innovation breeds innovation. We will transform the Valley culture into one supportive of the entrepreneurial spirit, of risk taking, of pioneering into the unknown territories as the founders of our municipalities once did. This requires education, entrepreneurship and creative workspaces.

We are Gangplank.

0 Pérolas :: Coworking