Começa dia 28 e 29 de Junho o Participation Camp, que é uma conferência para promover o meta-government.
Tem tb sessões virtuais onde se pode participar via Skype.
Eu tenho algumas questões para colocar para testar a robustez deste movimento:
Como é que é possivel num governo de maioria, que a classe maioritária não subverta a classe minoritária e os subjugue de forma a trabalharem para a maioritária ?
Como é que é possivel que os media(internet + tv + etc) não subvertam as classes desinformadas com informação errónea de forma a dar o voto a alguém com uma agenda que realmente não interesse ?
Como é possivel assegurar a veracidade de eventos e de informação ? eventos ( e.g. terroristas) podem ser criados de forma a mostrar a necessidade de um governo, ou de um arbitriador. Como saberemos o que é real e o que não é ?
Será possivel a vitória da eficiência, liberdade e soluções reais em vez da demagogia ou mesmo da eloquência ( vitória do bom orador ) que vence por ser o "querido das avozinhas" ?
Quem será o guardador do capial ? os bancos ? com o poder de decidir onde serão feitos os investimentos ou quem tem ou não direito a um tecto e a seguros de saude não serão eles então os verdadeiros governantes ?
No caso de terem que ser feitas opções que não agradem a uma minoria ou mesmo que tenha consequências graves para essa minoria como procederiam ? Seriam capazes de decretar guerras ? e declarar paz e desmantelar exércitos ? querem essa responsabilidade ?
Como seriam mantidas relações com policia secreta ? seriam feitas por representadores ?
No caso de gestão de recursos limitados, como seriam estes geridos ? a quem pagar mais ? a estrangeiros que podem criar e avaliar a sua moeda ao preço que quiserem ?
No caso de algumas medidas de meta-governo não resultarem como saberão que é tempo de parar e que o caminho escolhido foi o errado ? não precisarão de um bode espiatório para culpar ? haverá interessados em argumentar até à exaustão com exércitos de profissionais pagos por interesses privados para provar que um argumento/escolha é fraco ?
Se houver duas hierarquias, uma de decisão e outra de sugestão de medidas, será a de decisão constituida de cidadãos anónimos ou de conhecimento público ? ambos poderão ser susceptiveis a corrupção.
Se o meio de voto/sugestões é electrónico, Internet, ou outro meio, como é possivel que seja possivel assegurar a legitimidade dos dados e o acesso a todos sem terem que se deslocar muito ou sem terem que adquirir tecnologia ? Os governantes não serão as companhias de telecomunicações que podem alterar os dados ?
E vocês ? Porque é que acham que o governo pelo povo nunca iria funcionar ? Editem abaixo se tiverem sinal no cantinho da boca, senão rementam-se aos comentários.
0 Pérolas :: Metagovernment Participation Camp 2009-
Enviar um comentário