Economia Participatória

A economia participatória é um modelo económico que pretende substituir o capitalismo por um modelo mais sustentável. A ideia deste modelo é trocar o capital por créditos de trabalho em função do desgaste que o trabalho acarreta.

Embora ache que é capaz de funcionar em sociedades de trabalho fisico, numa sociedade de conhecimento tal não é possivel, pois não encoraja a inovação tecnológica, onde se precisa de grande investimento em conhecimento para fazer progressos ainda que minúsculos num campo. Esses progressos podem então ser aplicados em massa a toda a população ( não estou a falar do H1N1 :) , é mais de computadores, revolução industrial, etc ).

Outro motivo porque acho que não ia funcionar é porque exige que a sociedade seja policia dela própria em vez de se apelar ao bom senso(que ás vezes não abunda mas é o temos), por exemplo: seria herege fazer uma festa só porque não se podia convidar toda a gente.

Acho que em vez de inventar modelos económicos da idade da pedra, o estado devia assumir a responsabilidade de depositário (bancos jamé) e contribuir cada vez mais para a nossa soberania (não é a militar de certeza), o copyright devia ser abolido para deixar o capitalismo funcionar e levar-nos para a singularidade tecnológica, devia ser possivel investir em ideias e tecnologia e não em empresas (um gajo investe na cimpor para que ? fazerem mais cimento ? ). E além do FDS para descansar, deviamos ter a quarta-feira que poderia ser o dia do trabalho surpresa, onde rodáva-mos a roda da sorte e podiamos ir trabalhar para outro sitio durante esse dia da semana( desque não fosse para bloguer profissional da CDP :) ) para conhecer pessoas novas e também inovar nos novos sitios para onde se ia trabalhar, e dar alguma aleatoriedade à vida.

3 Pérolas :: Economia Participatória

  1. As pessoas que andam a inventar estas novas filosofias deviam mas era trabalhar.
    Em vez de quererem mudar tudo de uma vez, deviam mudar aos pouco. Podiam por exemplo instituir uma disciplina de cidadania e civismo desde a 1ª classe e até ao ensino superior para começarem a modelar a sociedade, em vez de religiao moral e outras tretas do genero que nao interessam nem ao menino jesus (bom, a ele talvez interesse).

  2. O pessoal que tem estas ideias trabalham, quem não trabalha são os que estão bem como as coisas estão. Goldman Sachs e JPM a terem lucros recordes, a pedir $$$ emprestados ao governo para fazer short selling dos fundos de reforma do povo... Trabalhar para que ?

    Qd inventarem as disciplinas de cidadania, e qd soubermos os conteúdos que eles querem lá ensinar já não vai parecer tão boa ideia.

  3. "o copyright devia ser abolido para deixar o capitalismo funcionar"


    O que eu me fartei de rir só à conta desta. LOL

    Mas há ali outras com muita piada, sim senhor. Continua, "estás lá". ;)