Roridula Gorgonias uma carnivora com uma ajuda especial
Um pensamento bastante fascinante sobre as carnivoras é o de como é que uma planta se apercebe que:
1)Existem insectos e eles são "saborosos"; e 2) altera o seu organismo de forma a capturar e digerir o insecto ... ah .. isto inclui o invento fantástico de substâncias quimicas especializadas para atrair o insecto e digeri-lo, e ainda alterar a sua estrutura fisica, de forma a se transformar numa armadilha de aparencia inocente mas mortal.
Hoje reparei nesta carnivora ( Roridula gorgonias ) , que além destas caracteristicas brutais já por si, ainda recorre ao trabalho cumplice de uma pulguinha para que a pulga digira as presas da planta e depois adube a planta... whoaaaaaaaaa !!!!!
Na realidade deve ter sido mais uma adaptação circunstancial da planta. A planta digeria o insecto antes, mas depois começaram a aparecer pulgas que comiam imediatamente o insecto e invulneráveis à captura da planta. Assim para se adaptar de novo a planta voltou a conseguir absorver o estrume directamente das folhas, e ficou dependente da pulga que deixa de ser um parasita para fazer o outsourcing da digestão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 Pérolas :: Roridula Gorgonias uma carnivora com uma ajuda especial
Enviar um comentário