O efeito Pygmalion é atribuido qd os seres tendem a comportar-se conforme nós esperamos que eles se comportem. O exemplo comum é o aluno que é tido como brilhante que tem comportamentos brilhantes porque é isso que é esperado dele. O inverso tb é verdade. Na minha opinião tem a ver com a necessidade do "aluno" de agradar ao professor.
No link tb falam do cavalo Hans, que pensava-se ser um cavalo com capacidades para resolver problemas aritméticos, mas que dizem que apenas conseguia perceber qd o seu interlocutor se estava a aproximar da resposta certa porque apercebia de subtilezas no comportamento.
Outra coisa gira é o efeito Hawthorne que é uma espécie de placebo. Ele diz q quando as pessoas sabem fazer parte de uma experiência os seus comportamentos alteram-se para aquilo que é esperado delas. Ex: o numero de visitas do site aumentou desque vocês começaram a fazer mais posts giros ;).
O efeito Pygmalion e outros casos interessantes
Escrito por
Ana Malhoa
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007
13:36
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Uma pequena observação. O efeito Pigmaleão (em português)é a alteração do comportamento das pessoas de acordo com a forma como as tratamos e não o inverso. O senhor Pigmaleon, para alcançar esta descoberta, tratou uma turma de bons alunos, como se fossem falhados, atrasados e estupidos. E os resultados foram os de uma turma assim. Isto, claro, sem o conhecimento dos mesmos e o consentimento dos pais. Bons tempos esses.....
Evaristo
13 de fevereiro de 2007 às 11:31Eu e mais uns quantos membros deste Blog, aquando de uma formação exprimentámos um pouco deste efeito, e mesmo sabendo que era tudo uma expriência e que todos tinham conhecimento foi engraçado ver as reações de algumas pessoas ;)
Mastah
13 de fevereiro de 2007 às 15:46